Quando as varizes não são tratadas, quais são os perigos?

As varizes são muito conhecidas, porque alteram a estética dos pacientes, afinal, elas são bem visíveis. Outro ponto de destaque é que elas afetam grande parte da população, segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), as varizes atingem 40% dos brasileiros,  e quando pensamos em mulheres acima dos 70 anos, este número sobe para aproximadamente 70%.

Além da estética vascular, essa doença, quando não tratada adequadamente, tem a possibilidade de levar a várias consequências, sendo algumas graves. No texto abaixo, explico sobre o tema de forma mais aprofundada. 

Sobre as varizes

Primeiro, vamos recapitular o que são as varizes, um assunto já tratado no blog. As varizes são veias superficiais dilatadas e tortuosas, aparentes na pele e subcutâneo  , sendo esverdeadas, azuladas ou avermelhadas, e ocorrendo, normalmente, nos membros inferiores.

Elas acontecem quando as veias responsáveis por levar o sangue ao coração se dilatam, porque perderam a elasticidade, apresentam sua parede muscular mais enfraquecida ou têm mal funcionamento de suas válvulas, e desta forma acumulam sangue em seu interior. Entre as causas estão histórico familiar, pertencer ao sexo feminino, idade avançada, gestação, obesidade, ficar longos períodos em pé ou sentado ou deitado.

Tem como sintomas: dores e sensação de cansaço nas pernas, edema (inchaço) nos membros inferiores, sensação de peso, coceira ou formigamento

nas pernas.

Riscos que as varizes provocam quando não tratadas 

Quando um quadro de varizes não é tratado adequadamente, existe uma série de complicações que podem surgir. Elas vão desde as mais simples até as mais graves.

Entre as consequências das varizes não tratadas (ou não tratadas de forma adequada) estão dores e desconforto contínuo e progressivo, possíveis sangramentos nas veias dilatadas, entre outros:

  • Insuficiência Venosa Crônica: acontece quando as veias varicosas não permitem que o sangue volte ao coração, causando desconforto e edemas, entre outros sintomas.
  • Eczema: inflamação na pele que causa sintomas como: coceira, vermelhidão e descamação. 
  • Dermatite Ocre: é quando o sangue acumulado nas veias extravasa e surgem manchas escuras na região dos pés. Elas são difíceis de serem removidas, mesmo quando as varizes já foram tratadas. 

Prevenção 

Para prevenir as varizes, uma pessoa pode adotar hábitos saudáveis como: praticar exercícios físicos, manter uma alimentação balanceada e utilizar meias elásticas.

Procure um Cirurgião Vascular 

Notou que está com varizes, ou está sentindo sintomas de problemas vasculares? É o momento de procurar um especialista em Angiologia ou Cirurgia Vascular.

Caso queira marcar uma consulta, é possível agendar pelo telefone (16) 3442-7562, ou pelo site.  

Veja também:

24-10-2024

Impactos da menopausa na saúde vascular: alteração, prevenção e tratamento

A menopausa é uma fase marcante e inevitável na vida de todas as mulheres, trazendo transformações significativas no corpo e…

Leia mais
18-10-2024

Diagnóstico precoce facilita o tratamento contra as doenças vasculares 

“Prevenir é melhor do que remediar”. Esse ditado popular expressa a ideia de que é mais vantajoso evitar problemas do…

Leia mais
08-10-2024

Pesquisa revela que óbitos por AVC já são maiores do que por infarto 

O Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como AVC, é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações ao redor…

Leia mais

Copyright © 2024 Dr. Fábio Rocha. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por