Considerada o “segundo coração do corpo” e conhecida como “batata da perna”, a panturrilha é fundamental para diversas funções do corpo!
Embora o coração seja o órgão principal responsável por bombear o sangue pelo corpo, a panturrilha tem uma função indispensável nesse processo: no retorno do sangue venoso das extremidades inferiores de volta ao coração.
Aliás, caso você sinta dores nesta região do corpo, é importantíssimo procurar ajuda, visto que pode representar um problema grave. Saiba mais acessando aqui.
Para você entender melhor as funções da panturrilha para o corpo e o impacto dela para a saúde vascular, o blog do Dr. Fábio Rocha trouxe um texto completo sobre este órgão tão fundamental para nós!
A panturrilha tem um papel fundamental na saúde vascular, especialmente na circulação sanguínea das pernas. Como vimos, ela é essencial para bombear o sangue de volta ao coração, por isso é conhecida também como “segundo coração do corpo”.
As panturrilhas são localizadas na parte posterior das pernas, logo abaixo do joelho, e a sua principal função é auxiliar na mobilidade, além de contribuir para a manutenção do equilíbrio e da postura corporal.
Algumas de suas outras funções incluem:
Além do papel fundamental na locomoção, a panturrilha atua como uma espécie de “bomba” para o retorno do sangue ao coração.
Para garantir que o sangue retorne ao coração, as contrações da musculatura da panturrilha comprimem as veias das pernas, reduzindo o espaço dentro delas e impulsionando o fluxo sanguíneo para cima.
Esse processo ocorre de maneira involuntária ao longo do dia e se intensifica durante atividades físicas, como caminhar e correr, que são importantíssimas para que o órgão funcione da melhor maneira possível.
Se esse mecanismo não funciona adequadamente, pode acontecer um grande acúmulo sanguíneo nos membros inferiores, podendo levar a inchaços e outros problemas circulatórios.
Um bom funcionamento da bomba da panturrilha ajuda a evitar a insuficiência venosa crônica e a formação de varizes, que ocorrem quando as válvulas das veias não funcionam corretamente e permitem o refluxo do sangue.
A inatividade prolongada (como longas viagens ou imobilização) pode levar à formação de coágulos sanguíneos nas veias profundas da perna. Movimentar e fortalecer a panturrilha melhora o fluxo sanguíneo e diminui esse risco.
A contração da panturrilha também auxilia no retorno da linfa, prevenindo o acúmulo de líquidos e reduzindo o inchaço nas pernas.
Com o envelhecimento, a perda de massa muscular ocorre naturalmente, e a panturrilha também sofre esse impacto.
O enfraquecimento dessa região pode dificultar o retorno venoso, aumentando o risco de problemas como: inchaço, varizes e sensação de peso nas pernas.
Além disso, a falta de movimento, seja por ficar longos períodos sentado ou em pé, também compromete a circulação.
Quando as pernas não se movimentam regularmente, o sangue pode se acumular nos membros inferiores, dificultando sua volta ao coração.
Fazer exercícios específicos para a região pode fazer a diferença na saúde da panturrilha. Conheça algumas opções aqui.
São muitas as vantagens de fazer exercícios específicos para esta região, incluindo: ajuda no inchaço, alívio de sintomas de cansaço nas pernas, prevenção de varizes, melhora do retorno venoso e saúde do coração e do sistema cardiovascular.
Saiba mais sobre a importância do órgão acessando aqui.
Algumas manifestações comuns de circulação prejudicada incluem cansaço nas pernas, formigamento, dor e sensação de queimação.
Embora muitas pessoas considerem esses sintomas normais, eles podem indicar que a saúde vascular não está em boas condições.
Se você está sentindo dores ou desconforto na panturrilha e desconfia de algum problema, procure o Dr. Fábio Rocha. Ele é especialista na área e pode te ajudar com um diagnóstico preciso e o tratamento adequado.
Além disso, ele é adepto da Slow Medicine e garante um atendimento humanizado para todos os pacientes! Marque a sua consulta acessando aqui.
O estresse é uma resposta natural do corpo diante de situações desafiadoras. No entanto, quando se torna frequente e prolongado,…
Leia maisSabia que o jejum pré-operatório não é uma formalidade, mas sim uma medida de segurança essencial para um bom procedimento?…
Leia maisNome que se dá a um grupo de inúmeras doenças diferentes e que têm em comum a inflamação da parede…
Leia mais