Conheça as doenças vasculares, saiba o que são, causas e sintomas.
No dia a dia, muitas vezes não damos tanta atenção ao sentir dores físicas como cãibras, inchaço e formigamento. No entanto, esses podem ser sintomas de problemas de saúde que, se não tratados, podem configurar situações graves.
As condições apresentadas acima, inclusive, podem se manifestar em uma pessoa com doenças vasculares. E esses sintomas que podem não parecer tão preocupantes às vezes indicam doenças como AVC, Varizes e Aneurisma da Aorta Abdominal.
Vamos nessa?
As doenças vasculares se tratam de uma variedade de problemas em artérias, veias e vasos linfáticos, e as mais comuns envolvem o sistema venoso. São causadas por condições anormais nos vasos sanguíneos, que podem ser inflamações e fraqueza nas veias ou nas artérias pelo acúmulo de depósito de gordura no interior deles.
Condições como diabetes e insuficiência renal ou arterial, além da predisposição genética, são fatores que deixam os indivíduos mais propensos a problemas vasculares. Os riscos aumentam com a idade, e o tabagismo pode causar complicações para quem sofre com esse tipo de doença.
Acidente Vascular Cerebral (AVC): O AVC é um quadro que consiste na interrupção do fluxo sanguíneo para o cérebro, que é interrompido em decorrência de um coágulo no sangue ou rompimento de vaso sanguíneo.
Doença Arterial Periférica (DAP): Esse tipo de problema vascular acontece quando as artérias que levam o sangue aos membros e à pelve ficam estreitas ou bloqueadas. Entre seus sintomas, estão dor, perda de visão e até amputação.
Aneurisma da Aorta Abdominal: Quadro em que é formada uma protuberância repleta de sangue na parte da aorta que passa pelo abdômen. Com o tempo, a protuberância pode se tornar fraca, e a pressão arterial faz com que ela se rompa, o que pode causar sérias dores e uma hemorragia interna grave.
Trombose Venosa Profunda: É um coágulo sanguíneo profundo que se desenvolve nas veias profundas das pernas, e, além de causar dores, ele pode se deslocar para uma artéria pulmonar, causando risco de morte.
Embolia Pulmonar: A embolia pulmonar acontece quando um coágulo sanguíneo se forma nas veias das pernas e se desloca para o pulmão através do coração. É uma doença que pode causar falta de ar crônica e morte.
Insuficiência Venosa Crônica: Aqui, as válvulas das veias não funcionam adequadamente, fazendo a circulação de sangue nas veias dos membros inferiores ser prejudicada. Dores e inchaços nas pernas são sintomas da doença.
Varizes: Caracterizadas por veias superficiais nas pernas aparentes dilatadas e tortuosas, as varizes surgem devido ao adoecimento das veias e tem a ver com o mau funcionamento da circulação do sangue.
Pé Diabético: Pé diabético é um quadro em que uma série de alterações ocorrem nos pés de pessoas diabéticas devido a altos níveis de glicose na corrente sanguínea. O tratamento inclui o controle do quadro diabético e a higienização dos pés.
Entre os principais sintomas de doenças vasculares, é possível citar cãibra, falta de força, formigamento e inchaço constantes, além de dores nos membros inferiores, o que pode causar dificuldade para andar.
Os tratamentos que podem ser aplicados vão variar de acordo com o tipo da doença e gravidade do quadro, e um dos possíveis métodos é a cirurgia endovascular. Também existem formas de prevenção que são baseadas em ter um estilo de vida que diminua os riscos desse tipo de doenças, com prática de exercícios físicos e dieta balanceada.
Vários tratamentos para doenças vasculares estão presentes na clínica Fábio Rocha Cirurgia Vascular, em Ribeirão Preto, comandada pelo cirurgião vascular Dr. Fábio Rocha, formado em medicina pela USP. Você pode agendar uma consulta pelo telefone (16) 3442-7562 ou pelo WhatsApp (16) 99704-7562. Veja mais informações no site.
A menopausa é uma fase marcante e inevitável na vida de todas as mulheres, trazendo transformações significativas no corpo e…
Leia mais“Prevenir é melhor do que remediar”. Esse ditado popular expressa a ideia de que é mais vantajoso evitar problemas do…
Leia maisO Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como AVC, é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações ao redor…
Leia mais