Quais os principais procedimentos vasculares?

As doenças vasculares são condições que impactam o sistema circulatório do corpo humano, envolvendo artérias e veias. Independentemente da idade ou gênero, qualquer pessoa pode ser afetada por essas enfermidades.

Para tratá-las, muitos pacientes optam por procedimentos vasculares, buscando alívio dos sintomas e melhorias estéticas.

Esses procedimentos englobam uma série de intervenções médicas, usadas tanto para diagnosticar quanto para tratar doenças relacionadas aos vasos sanguíneos.

Pensando nisso, o Dr. Fábio Rocha explica os principais procedimentos realizados por ele. Confira!

Escleroterapia (Secagem de vasinhos)

A escleroterapia de vasinhos, também conhecida como secagem de vasinhos, é um procedimento realizado com a aplicação de um produto específico no interior do vaso sanguíneo, que, ao longo dos dias, desaparece ao ser absorvido pelo próprio organismo.

Uma agulha fina é usada para injetar um líquido (existem diversos produtos) que promove a morte (esclerose) do pequeno vaso. 

Esse procedimento tem como objetivo obter um resultado estético, que pode aparecer em um período de 3 a 6 semanas ou, em casos de veias maiores, após 4 meses.

Além disso, é realizado em clínica, dispensando a necessidade de internação ou repouso.

Escleroterapia de Varizes com espuma densa

Semelhante à secagem de vasinhos, neste procedimento, também são injetadas substâncias no interior da varizes, porém aqui a substância é o polidocanol, em forma de uma espuma densa. Esta espuma promove a morte da veia varicosa.

Cirurgia de varizes

Conhecida como flebectomia, ou seja, retirada das veias varicosas, esta cirurgia é uma das formas de se tratar varizes.

O procedimento é realizado em centro cirúrgico com anestesia. Na maioria das vezes, a indicação é feita quando há incômodo estético, sintomas ou riscos de complicações.

Normalmente, é uma cirurgia de rápida recuperação e com bons resultados, tanto em termos funcionais quanto estéticos. Sendo assim, o paciente pode retomar suas atividades cerca de 10 dias após a realização dela, dependendo da quantidade e do grau de dilatação das veias.

Cirurgia arterial

A cirurgia arterial é um procedimento complexo realizado em um ambiente cirúrgico, sob anestesia, que engloba vários tratamentos distintos. São eles:

Revascularização arterial

Refere-se a um procedimento cirúrgico que é feito para tratar as artérias que estão bloqueadas ou estreitas, podendo ser realizado por meio das técnicas endarterectomia ou bypass (“pontes”).

Endarterectomia Carotídea

Nesta cirurgia, é feita uma remoção das placas ateroscleróticas, conhecidas como “placas de gordura”, que se desenvolvem no interior da artéria carótida.

Essa remoção é importante, pois previne AVCs isquêmicos, proporcionando uma artéria livre de obstruções.

Correção de Aneurisma de Aorta e outras Artérias

Algumas artérias podem sofrer dilatações anormais, apresentando sérios riscos à saúde. Se algumas dessas dilatações se romper, o paciente pode vir a óbito.

Neste caso, durante a cirurgia de aneurisma, o cirurgião vascular trabalha para corrigir a dilatação, restaurando o fluxo sanguíneo e a anatomia da artéria afetada, evitando complicações graves.

Cirurgia endovascular

São cirurgias de alta complexidade realizadas dentro dos próprios vasos sanguíneos, destinadas ao tratamento de uma variedade de doenças vasculares, exigindo hospitalização.

Esse tipo de intervenção demanda equipamentos de alta tecnologia e materiais de alto custo como stents, cateteres intravasculares e fios que navegam pelo interior dos vasos sanguíneos, conhecidos como guias.

Criação de FAV (Fístula Arteriovenosa)

Técnica cirúrgica em que o cirurgião vascular prepara os vasos sanguíneos do paciente, para ele poder realizar sessões de hemodiálise. 

Ocorre geralmente nos membros superiores.

Implante de cateter para quimioterapia

O implante do cateter inserido dentro da veia é um procedimento indicado para pacientes que realizam quimioterapia por um longo período de tempo.

Ele é feito no centro cirúrgico e sob sedação, e o paciente é liberado no mesmo dia.

Outros tipos de procedimentos vasculares

Outros tipos de procedimento

Além de todos esses procedimentos, o médico cirurgião vascular também cuida de pacientes que não necessariamente necessitam da realização de cirurgias, incluindo patologias como:

● Erisipela (infecção de tecidos da perna);

● Insuficiência venosa (dificuldade de retorno do sangue nas pernas);

● Linfedema (inchaço linfático);

● Doença isquêmica das pernas (falta de circulação);

● Úlceras varicosas;

● Pé diabético; 

● Ferimentos diversos.

Fábio Rocha Cirurgia Vascular

O angiologista e cirurgião vascular Dr. Fábio Rocha é especialista em procedimentos vasculares, oferecendo um atendimento humanizado.

Agende uma consulta agora mesmo pelo telefone (16) 3442-7562 ou pelo WhatsApp (16) 99704-7562 e faça uma avaliação médica. 

Veja também:

21-11-2024

O impacto do Whey Protein na saúde vascular

O Whey Protein é um dos queridinhos dos frequentadores de academias por auxiliar no ganho de massa muscular e de…

Leia mais
19-11-2024

O que são as microvarizes e como elas afetam o nosso corpo? 

É muito comum, principalmente no público feminino, o surgimento de veias tortuosas, mais grossas e com aspecto azulado. A primeira…

Leia mais
07-11-2024

Homens também precisam cuidar das varizes

As varizes são frequentemente associadas à estética feminina, mas essa condição também afeta muitos homens, mesmo que de forma menos…

Leia mais

Copyright © 2024 Dr. Fábio Rocha. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por