Cirurgia Arterial
De maior complexidade, sempre é realizada em ambiente hospitalar, no centro cirúrgico e sob anestesia. Contempla distintos procedimentos:
· Revascularização arterial
Reestabelecimento do fluxo sanguíneo quando há uma oclusão do vaso. São as revascularizações arteriais, pode ser por endarterectomia ou bypass ("pontes").
· Endarterectomia carotídea
Retirada da placa aterosclerótica ("placa de gordura") que está crescendo dentro da artéria carótida, e que pode provocar AVC isquêmico.
· Correção de aneurisma de aorta ou de outros vasos arteriais
Algumas artérias se dilatam e podem apresentar um grande risco para a saúde. Tal dilatação pode se romper, levando o paciente até mesmo a óbito. Nesta cirurgia de aneurisma, o cirurgião vascular corrige o vaso dilatado, de forma a reestabelecer o fluxo sanguíneo e a anatomia do vaso reparado.
· Cirurgias endovasculares
De maior complexidade, são cirurgias realizadas por dentro dos vasos sanguíneos e corrigem diversas enfermidades vasculares. Também necessitam de internação hospitalar.
Requerem equipamentos de alta tecnologia, sofisticados e precisos, além de materiais de alto custo, como stents, cateteres intravasculares, fios que caminham por dentro dos vasos sanguíneos (guias), entre outros. Normalmente, tais cirurgias estão relacionadas a doenças mais severas.