Por que incluir o potássio na alimentação?

Incluir alimentos ricos em potássio no dia a dia é uma maneira simples e eficaz de melhorar a saúde de forma natural! Este mineral é fundamental para o bom funcionamento do organismo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendada uma ingestão diária de potássio de pelo menos 3.510 mg para adultos!

Para alcançar os níveis adequados de potássio, é essencial incluir alimentos ricos nesse mineral na dieta diária. 

Vale destacar que, de modo geral, não há necessidade de recorrer a suplementos, visto que uma alimentação balanceada e diversificada, com opções naturais e nutritivas, é suficiente para a ingestão indicada pela OMS

Pensando nisso, o blog do Dr. Fábio preparou o texto completo sobre as vantagens de incluir o potássio na alimentação. Confira! 

O que é o potássio?

Mineral essencial para o bom funcionamento das células, dos músculos e dos nervos, o potássio desempenha um papel muito importante em diversas funções corporais, desde a regulação da pressão arterial até a manutenção da saúde vascular! 

Este é o terceiro mineral mais abundante no organismo, e contribui para o equilíbrio ácido-base do organismo (o ph) e auxilia os rins no processo de filtração, eliminando toxinas e resíduos, para ajudar a equilibrar os efeitos do sódio e muito mais!

Quais são os benefícios do potássio para a saúde?

Este mineral tem diversas funções no organismo. Entre os benefícios, destacam-se:

Controle da pressão arterial

O mineral promove o relaxamento das artérias e, consequentemente, facilita a circulação do sangue e isso previne a pressão alta! 

Além disso, o potássio ajuda a equilibrar os níveis de sódio no corpo, e contribui para a redução da pressão arterial, o que diminui o risco de doenças cardiovasculares, como o AVC.

Evita derrame

Por conta do relaxamento das artérias, o potássio ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e prevenir acidentes vasculares cerebrais. 

Ainda, ele auxilia no equilíbrio das contrações do músculo cardíaco, contribuindo para a regularidade dos batimentos do coração – o que previne arritmias.

Fortalecimento da saúde óssea

O potássio ajuda a neutralizar o excesso de ácidos no organismo. Ao realizar essa neutralização, ele contribui para elevar o pH do corpo, reduzindo a perda de cálcio pela urina e isso ajuda a prevenir a osteoporose.

Reduz o excesso de líquidos do corpo

O potássio é um dos eletrólitos do corpo, o qual tem a função de ajudar o organismo a manter os níveis de líquido normais. 

Ainda, ele facilita a remoção do excesso de líquidos no corpo, ajudando a reduzir o inchaço. Por isso, alimentação com bons níveis de potássio é fundamental para pessoas que sofrem com inchaços frequentes.

Perda de peso e prevenção de diabetes

Este mineral contribui para o bom funcionamento da insulina, controlando o apetite e diminuindo os desejos por comida, o que pode ser bom para quem busca perder peso. 

Por conta disso, inclusive, ele pode ajudar no equilíbrio dos níveis de glicose no sangue, e isso é excelente para prevenção de diabetes. 

Prevenção de pedras nos rins

Como ele equilibra os ácidos no corpo e auxilia no pH, o potássio reduz a quantidade de cálcio na urina e, assim, previne a formação de pedras nos rins.

Fortalecimento muscular 

O potássio é essencial para o funcionamento adequado dos músculos e para as contrações musculares. Ele é fundamental para melhorar o desempenho e acelerar a recuperação muscular após o exercício – e isso previne as cãibras e fadiga, especialmente em pessoas fisicamente ativas.

Quais alimentos são ricos em potássio?

Para garantir uma ingestão adequada de potássio, inclua em sua dieta alimentos, como:

  • Frutas (banana, abacate, kiwi, damasco, caqui, romã e melão são alguns exemplos);
  • Vegetais (espinafre, beterraba, couve, brócolis, couve-flor e couve-de-bruxelas);
  • Laticínios (queijo, leite, iogurte, etc.);
  • Frutos secos (amêndoas, avelãs, amendoins, castanha-de-caju e castanha-do-pará);
  • Cereais e leguminosas (arroz integral, macarrão integral, aveia, feijão, lentilha, etc.);
  • Peixes (bacalhau, linguado, salmão e sardinha);
  • Tubérculos (batata, batata-doce, etc.).

Faça sua consulta com o Dr. Fábio Rocha!

Um nutricionista ou um profissional qualificado podem ajudar a elaborar um plano alimentar personalizado e adequado às suas necessidades.

E se você tiver desconfiado de algum problema vascular ou estiver enfrentando dores de inchaço, faça a sua consulta com o Dr. Fábio Rocha para um tratamento adequado, que pode ser aliado à alimentação

Veja também:

04-02-2025

Escleroterapia: o que é e como funciona a secagem de vasinhos

Se você é parte da população que lida com varizes e vasinhos, precisa conhecer os benefícios da escleroterapia, também conhecida…

Leia mais
29-01-2025

6 fatores que prejudicam a saúde das varizes

A adoção de hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos regularmente, manter um peso adequado, evitar longos períodos em pé ou…

Leia mais
23-01-2025

Retirar veia na testa é seguro? Entenda os cuidados necessários

Em dezembro de 2024, a cantora Anitta passou por um procedimento para retirar uma veia na testa. A retirada de…

Leia mais

Copyright © 2025 Dr. Fábio Rocha. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por