No dia 21 de dezembro, inicia-se oficialmente o verão. No entanto, o Brasil tem encarado um ano excepcionalmente quente e já passou por diversos episódios de ondas de calor em 2024.
Com a chegada oficial da nova estação, as altas temperaturas devem continuar e os dias quentes seguem parte da rotina dos brasileiros!
Durante o verão – e os dias mais quentes de modo geral -, é fundamental tomar alguns cuidados com a saúde vascular.
Isso porque altas temperaturas, desidratação e hábitos comuns da estação, como permanecer longos períodos sentado durante viagens, podem impactar a circulação sanguínea.
Ao longo desta estação, as doenças venosas tendem a se agravar, e dados mostram que elas aumentam de 20 a 30%, principalmente em mulheres.
Por isso, é muito importante tomar alguns cuidados durante o período. Confira o texto e saiba como se prevenir ao longo da estação!
O verão pode ser prejudicial à saúde vascular, visto que o calor provoca a dilatação das veias, o que dificulta o retorno do sangue das pernas para o coração. Ou seja, acaba aumentando a pressão nas veias, e problemas como varizes e insuficiência venosa podem se agravar.
Ainda, o fato de ficar muito tempo sob o sol direto aquece o corpo e aumenta a vasodilatação, e isso pode acentuar sintomas de insuficiência venosa.
Além disso, as altas temperaturas também favorecem a retenção de líquidos, e é comum que as pessoas tenham mais inchaço (edema) nas pernas e nos pés. O quadro piora ao ficar muito tempo sentado ou em pé.
Devido às viagens, mais comuns na estação, as pessoas passam mais tempo sentadas (acima de 4 horas) em aviões e ônibus, que contam com espaços muito pequenos para a mobilidade. Essa situação prejudica significativamente a circulação sanguínea.
Também é normal entre os brasileiros o aumento do consumo de cerveja durante a estação. Mas é preciso tomar cuidado, visto que, ao ser consumida em excesso, a bebida pode agravar sintomas como inchaço e retenção de líquidos.
Outro ponto de atenção na estação é o excesso de gordura em alimentos. É muito comum o consumo de porções carregadas em sal e gordura – especialmente em praias e piscinas.
O acúmulo excessivo de gordura no organismo pode resultar na formação de placas nas artérias, enquanto o consumo elevado de sal pode tornar as paredes dos vasos sanguíneos mais rígidas, contribuindo para o aumento da pressão arterial.
Entre os principais cuidados durante o verão, estão:
A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do corpo humano – e para manter uma boa circulação! Com isso, é possível evitar a retenção de líquido e os inchaços (edemas).
De modo geral, é recomendado beber pelo menos 2 litros de água por dia! No entanto, é importante checar com o médico qual é a quantidade ideal de água em relação ao seu peso e tamanho.
Durante viagens ou até mesmo no trabalho e/ou em casa, evite ficar muito tempo na mesma posição, sentado ou em pé.
Por isso, faça pausas regulares para alongar as pernas e melhorar a circulação. Pequenos movimentos, como flexionar os pés e alongar as panturrilhas, são simples e eficazes.
Ainda, sempre que possível, eleve as pernas acima do nível do coração para facilitar o retorno venoso. Essas pequenas práticas já ajudam muito na prevenção contra inchaço, varizes e outras condições mais graves.
Os exercícios físicos trazem uma série de benefícios para o corpo e a mente, melhorando a saúde física e mental, e aumentando a qualidade de vida.
Eles também são importantíssimos para a saúde vascular. Atividades de baixo impacto, como: caminhar, nadar ou andar de bicicleta, ajudam a estimular o retorno venoso e mantêm as veias saudáveis.
Se o calor excessivo dilata os vasos sanguíneos, o que pode causar desconforto e agravar problemas como varizes, é de extrema importância tomar cuidado com a exposição demasiada ao sol.
Por essa razão, indica-se a adoção de medidas para a prevenção contra alguns problemas. São elas:
Balancear os exercícios físicos e a hidratação com uma boa dieta alimentar é fundamental! Durante o verão, é interessante apostar em alimentos ricos em antioxidantes, como: frutas vermelhas, laranja e uvas.
Os vegetais podem ser consumidos à vontade, visto que eles são ricos em nutrientes e hidratantes. Esse tipo de alimento também pode ser superrefrescante!
Durante o verão, é válido dar preferência às carnes magras. Por serem mais leves, elas são digeridas com maior facilidade, ajudando a evitar desconfortos estomacais.
As escolhas ideais incluem carnes brancas, como aves e peixes, além de cortes magros de carne vermelha. Para o preparo, é melhor optar por métodos que dispensem o uso de óleo.
A água de coco também pode ser uma boa aliada durante a estação, pois é uma bebida muito hidratante. Ainda, o coco é rico em vitaminas e sais minerais.
Além disso, lembre-se de reduzir o consumo de sal e de gordura para evitar a retenção de líquidos e inchaço.
Se você já tem problemas vasculares, como varizes, ou vai fazer uma viagem longa, converse com um médico sobre o uso de meias de compressão. Elas ajudam a melhorar a circulação e previnem complicações.
Se você sentir dor nas pernas, inchaço, cansaço, sensação de peso ou tiver varizes, procure um angiologista ou cirurgião vascular para avaliar o seu caso e indicar o tratamento mais adequado.
Ainda, se faz tempo que você não faz um check-up, é válido visitar o profissional para alguns exames – e para curtir o verão com mais tranquilidade!
Adotar hábitos saudáveis é a melhor forma de proteger sua saúde vascular durante o verão. Com pequenas mudanças no dia a dia, você garante bem-estar e qualidade de vida para aproveitar a estação sem preocupações.
Mas se você estiver considerando uma visita ao médico angiologista, faça sua consulta com o Dr. Fábio Rocha para fazer um check-up da sua saúde vascular! Ele alia experiência e empatia para cuidar de você da melhor maneira possível.
Marque sua consulta e comece o quanto antes seu tratamento personalizado!
A Trombose Venosa Profunda (TVP) é uma doença que pode levar o paciente a óbito em estágios mais avançados. Por…
Leia maisNos últimos anos, o interesse pelo pilates cresceu significativamente em todo o mundo e não foi diferente no Brasil! Segundo…
Leia maisA saúde vascular desempenha um papel fundamental no bem-estar geral, pois é através do sistema circulatório que nutrientes e oxigênio…
Leia mais