Veias dilatadas nas mãos são aquelas veias que se tornaram mais visíveis e proeminentes, aparecendo mais salientes sob a pele. Normalmente, essa condição é bastante comum em parte da população.
Embora veias dilatadas nas mãos sejam frequentemente inofensivas e uma parte normal do envelhecimento ou do esforço físico, em alguns casos, pode ser um sinal de condições médicas que necessitam de atenção.
Para entender as causas, formas de prevenção e outras informações sobre essa condição, leia o texto no blog do Dr. Fábio!
Há várias razões para que as pessoas tenham veias dilatadas nas mãos: como o envelhecimento da pele, fatores genéticos, excesso de atividades físicas, entre outras. Muitas vezes, isso não representa um problema de saúde e é apenas uma questão estética.
E, de fato, essa condição pode gerar um desconforto estético, especialmente nas mulheres, e isso afetar a autoestima. Para saber mais sobre a relação entre saúde vascular e saúde mental, acesse aqui.
Alguns dos casos mais comuns dizem respeito à dilatação dos vasos sanguíneos quando há menos gordura subcutânea ou aumento da massa muscular.
Já em algumas pessoas, os vasos sanguíneos são simplesmente mais superficiais, o que os torna mais visíveis nas mãos.
Ainda, as veias dilatadas nas mãos estão associadas ao envelhecimento da pele, devido à perda de tecido subcutâneo e colágeno, algo natural com o passar dos anos.
No entanto, é interessante estar atento a essa condição, caso seja um quadro de varizes, visto que elas também são veias dilatadas, mas não são saudáveis e costumam ter aparência tortuosa.
As pessoas que sofrem com varizes nas mãos estão propensas a alguns sintomas, como: sensação de peso nas mãos e desconforto ou dor (principalmente após longos períodos de atividade), inchaço (em especial no fim do dia), coceira ou sensação de queimação na área.
Se houver dor, desconforto ou mudanças significativas na aparência da mão é aconselhável procurar um médico para avaliação.
Lembre-se, no entanto, que, de modo geral, esse quadro é bastante comum e não é motivo para preocupação. Mas, é claro, manter um acompanhamento com um Cirurgião Vascular é sempre indicado, especialmente se você já tem histórico de varizes.
Essa dilatação nas veias das mãos, em alguns casos, está ligada a problemas de saúde subjacentes e, em outros, é motivada por questões, como:
O laser transdérmico e o endolaser são opções de tratamento para as veias aparentes. No entanto, é importante que os pacientes estejam cientes de que pessoas com problemas renais crônicos não são aconselhadas a tratar essas veias, visto que podem precisar delas para acessos e fístulas.
Em muitos casos, as veias dilatadas nas mãos estão ligadas a hábitos e estilo de vida, e é partindo desse ponto que surgem formas de minimizar os riscos do problema.
Veja alguns exemplos:
Quer saber do que se tratam as veias dilatadas nas suas mãos, ou está com sintomas de algum problema vascular? Busque a opinião de um especialista!
O Dr. Fábio Rocha é angiologista e cirurgião vascular, com anos de experiência e um estilo de atendimento humanizado. Caso queira marcar uma consulta, clique aqui.
A menopausa é uma fase marcante e inevitável na vida de todas as mulheres, trazendo transformações significativas no corpo e…
Leia mais“Prevenir é melhor do que remediar”. Esse ditado popular expressa a ideia de que é mais vantajoso evitar problemas do…
Leia maisO Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como AVC, é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações ao redor…
Leia mais