Mitos e verdades sobre aneurisma: saiba mais sobre essa doença silenciosa

Dilatação anormal de uma artéria causada pelo enfraquecimento da parede arterial, o aneurisma cerebral é fatal em 50% dos pacientes, que não resistem à alta pressão dentro do crânio. Mesmo aqueles que sobrevivem, convivem com algum nível de sequela. 

O pior é que muitas pessoas nem sabem que têm o problema, passando anos ou até toda a vida sem serem diagnosticadas, já que os sintomas, como as fortes dores de cabeça, são confundidos com outras condições. É uma doença silenciosa, rodeada por vários mitos.

No texto a seguir, confira 8 mitos e verdades sobre o aneurisma cerebral. 

O que é o aneurisma?

Aneurisma é uma doença caracterizada por uma dilatação anormal de alguma artéria, que ocorre por causa do enfraquecimento da parede vascular. Essa dilatação surge quando a pressão normal do sangue força essa região e dá origem a uma espécie de bexiga que cresce progressivamente.

Existem alguns fatores que contribuem para a formação de um aneurisma, como: hipertensão, tabagismo e pressão arterial.

Quem convive com a complicação da doença, ou seja, o AVC hemorrágico, apresenta sintomas do tipo: perda ou alteração de consciência, rigidez no pescoço, náuseas e vômitos persistentes, fraqueza em uma metade do corpo, convulsões, dificuldade na fala e/ou compreensão de linguagem e perda total ou parcial da visão.

O risco se dá devido ao fato de que à medida que o aneurisma cresce ele pode se romper, vindo a causar uma hemorragia.

É possível ter mais do que um aneurisma de uma vez?

Verdade. Pessoas que têm aneurisma possuem de 15% a 20% de chances de ter dois ou mais aneurismas simultaneamente. 

Homens têm mais chances de ter aneurismas?

Mito. Não é verdade que os homens têm mais chances de desenvolver um aneurisma na realidade. Outro dado importante é que quando um aneurisma se rompe, as mulheres têm 74% mais de chance de ter uma hemorragia subaracnóidea. 

Aneurisma pode causar um AVC?

Uma das causas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) é o rompimento de um aneurisma, portanto trata-se de uma informação verdadeira. Esses são casos de AVCs hemorrágicos, em que a hemorragia causa o aumento da pressão intracraniana, além de inchaço. 

Pode ser confundido com enxaqueca?

Verdade. Quando o aneurisma se rompe, um dos sintomas é uma dor de cabeça muito forte e quase incapacitante acompanhada de ânsia, vômito, fotofobia, visão dupla e até perda de consciência.

Essa dor confunde o paciente que, muitas vezes, suspeita de enxaqueca, quando na verdade sofre um aneurisma. 

Existe apenas o aneurisma cerebral?

Apesar de o aneurisma cerebral ser o mais comum, existem outros tipos. Essa então não é uma afirmação verdadeira, já que qualquer artéria do corpo pode formar um aneurisma.

O da aorta abdominal, por exemplo, é bem comum, acontecendo na aorta que passa na região do abdômen. 

Não é possível diagnosticar um aneurisma?

Mito. Apesar de ser uma doença silenciosa, porque é assintomática, ela não é impossível de se identificar.

Exames como: ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética são usados para identificar o problema, que muitas vezes é descoberto quando o paciente está fazendo exames para outra finalidade. 

O aneurisma sempre precisa de cirurgia?

Nem sempre um aneurisma precisa de cirurgia, em alguns casos, quando são muito pequenos pode ser feito apenas um acompanhamento. 

Aneurisma pode ser congênito?

Verdade. Existem pessoas que têm anormalidades nas paredes dos vasos sanguíneos ou alguma doença hereditária que agrava possíveis problemas nas paredes arteriais, tornando-as predispostas ao aneurisma. 

Dr. Fábio Rocha Cirurgia Vascular

Se você tem algum problema vascular ou está com sintomas, é fundamental procurar um especialista. Também é importante fazer check-ups frequentes.

O Dr. Fábio Rocha é angiologista e cirurgião vascular, com foco em atendimento humanizado. Quer marcar uma consulta? Clique aqui!

Veja também:

30-11-2024

O papel das meias de compressão na saúde vascular: níveis de compressão, tipos e benefícios

As meias de compressão são importantes aliadas para a saúde vascular e costumam ser  recomendadas por cirurgiões vasculares para prevenir…

Leia mais
27-11-2024

Síndrome das pernas inquietas: como os problemas vasculares influenciam

A Síndrome das Pernas Inquietas (SPI), também chamada de doença de Willis-Ekbom, é uma condição neurológica que afeta milhões de…

Leia mais
21-11-2024

O impacto do Whey Protein na saúde vascular

O Whey Protein é um dos queridinhos dos frequentadores de academias por auxiliar no ganho de massa muscular e de…

Leia mais

Copyright © 2024 Dr. Fábio Rocha. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por