Manter o corpo ativo, em movimento, é o melhor caminho para prevenir várias doenças. Mas com a rotina diária de trabalho, se manter ativo pode ser um desafio para muitas pessoas. É aí que a ginástica laboral pode ajudar.
Ela ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a oxigenação dos órgãos e membros do corpo.
Neste texto, você vai ver quais são os tipos de ginástica laboral e os benefícios dela no dia a dia.
O que é ginástica laboral?
São exercícios feitos com orientação de um profissional de educação física ou fisioterapeuta, por exemplo, no ambiente de trabalho.
Envolvem alongamentos de membros, tronco e pescoço, técnicas de respiração e algumas dinâmicas de recreação. Normalmente, tem duração de 5 a 15 minutos e ajuda a melhorar a qualidade de vida do colaborador da empresa.
Benefícios da ginástica laboral
Tipos de ginástica laboral
Ginástica Preparatória
Feita logo no início da jornada de trabalho, a ginástica preparatória inclui aquecimento e alongamentos específicos que contribuem para uma melhor circulação nos membros, além de lubrificar e aumentar a viscosidade nas articulações e tendões.
Ginástica compensatória
Ela é praticada no meio da jornada de trabalho. O fisioterapeuta ou preparador físico orienta os colaboradores com exercícios de relaxamento e descontração muscular. Isso ajuda a minimizar a fadiga e a prevenir doenças crônicas.
Ginástica de relaxamento
Esse tipo de ginástica é feita no final da jornada de trabalho. São feitos basicamente alongamentos, que ajudam os músculos a relaxarem e diminui o estresse acumulado ao longo do dia.
Ginástica corretiva
Essa ginástica é feita de acordo com cada ambiente de trabalho e pensada para aliviar as tensões provocadas durante a jornada laboral.
Quem pode fazer ginástica laboral?
Se o colaborador não tiver nenhuma restrição médica, a ginástica é indicada para todas as pessoas, principalmente para pessoas que:
Veja alguns exemplos de alongamento que são feitos na ginástica laboral.

Lembre-se de que fazer o acompanhamento de rotina com seu cirurgião vascular é fundamental antes de iniciar qualquer atividade física. Na dúvida, clique aqui e agende uma consulta.
O linfedema ocorre quando há um acúmulo anormal de líquido linfático que causa inchaço crônico nos braços ou pernas. O…
Leia maisAlgumas doenças despertam preocupações extras não apenas pelas complicações que causam, mas também por se tornarem condições crônicas, ou seja,…
Leia maisVocê já teve aquela sensação intensa e recorrente de queimação nos pés ou nas mãos? Embora possa parecer um sintoma…
Leia mais