Dores, inchaços e vermelhidão podem aparecer no corpo humano e muitas vezes passar batido. Mas é importante estar atento, pois esse pode ser um sinal de flebite, uma inflamação das veias mais superficiais que, geralmente, ocorre nos membros inferiores e superiores (pernas e braços).
Embora possa parecer um problema simples, a inflamação requer atenção e cuidados médicos adequados, visto que pode levar a complicações sérias.
Ao longo do texto, você conhece as causas, os sintomas, os tratamentos e as medidas preventivas relacionadas a essa condição.
A flebite é um termo médico que se refere à inflamação na camada interna das veias do corpo, sendo mais comum nas pernas e nos braços.
Ela pode ocorrer em veias superficiais, mais próximas à pele, podendo causar dor, inchaço e vermelhidão na área afetada.
Caso não seja tratada, pode ocorrer uma formação de coágulos sanguíneos, evoluindo para um quadro de tromboflebite – uma complicação da própria flebite em que ocorre a formação de um trombo na veia inflamada.
São muitas as causas do desenvolvimento da flebite, como:
Os primeiros sintomas da flebite podem surgir com os indícios de dor e vergões avermelhados na pele, principalmente nas pernas e nos braços, locais em que a inflamação costuma ser comum. Em seguida, essa condição pode apresentar:
O diagnóstico geralmente é clínico, baseado nos sintomas e no exame físico do paciente. Em alguns casos, são necessárias análises complementares, incluindo testes de imagem, que serão determinados pelo médico responsável.
A ultrassonografia é uma ferramenta importante para confirmar o diagnóstico e avaliar a extensão da condição, permitindo a identificação de coágulos que possam estar obstruindo o fluxo sanguíneo.
Em relação ao tratamento, ele pode variar dependendo da gravidade da condição, histórico médico do paciente e se há envolvimento de trombose.
Em algumas situações mais graves, é necessária uma intervenção cirúrgica. Já em outros, existem medicamentos anticoagulantes que ajudam a melhorar a condição e até mesmo prevenir complicações futuras.
Outras medidas, como: repouso e elevação das pernas, evitar ficar sentado ou em pé por longos períodos, usar meias de compressão e manter-se fisicamente ativo também podem ajudar a aliviar os sintomas.
Mas lembre-se: o diagnóstico e o tratamento da flebite devem ser realizados por um médico angiologista e cirurgião vascular.
Portanto, se você suspeita que tem alguma dessas condições, é importante buscar atendimento para receber a avaliação adequada e o tratamento necessário!
Caso apresente os sintomas, converse com o Dr. Fábio Rocha, especialista em tratamento para varizes, doenças arteriais periféricas e outros problemas vasculares.
As consultas podem ser agendadas pelo telefone (16) 3442-7562 ou pelo WhatsApp (16) 99704-7562.
A menopausa é uma fase marcante e inevitável na vida de todas as mulheres, trazendo transformações significativas no corpo e…
Leia mais“Prevenir é melhor do que remediar”. Esse ditado popular expressa a ideia de que é mais vantajoso evitar problemas do…
Leia maisO Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como AVC, é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações ao redor…
Leia mais