Sabe aquela sensação de peso nas pernas, especialmente no fim do dia, que muitas pessoas atribuem ao cansaço?
Embora pareça ser apenas um reflexo da agitação diária, é válido prestar atenção, pois esse pode ser alguns dos sintomas da doença trombose venosa (TV), também conhecida como trombose venosa profunda (TVP).
Essa condição diz respeito a coágulos sanguíneos que se formam nas veias do corpo, atacando no geral as pernas, especificamente na região da panturrilha e coxas.
De acordo com a Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia, uma em cada quatro pessoas no mundo morre devido às condições causadas pela trombose.
Por isso, é fundamental reconhecer os fatores que desencadeiam a trombose venosa, além de estar atento aos primeiros sinais a fim de evitar possíveis complicações futuras.
E é exatamente sobre isso que vamos explicar neste texto.

A trombose venosa consiste na formação de coágulos, também chamados de trombos, que são capazes de obstruir ou prejudicar o fluxo sanguíneo nas veias.
A doença pode atingir as veias que estão logo abaixo da pele, ou veias mais profundas, no interior dos músculos — o que chamamos de trombose venosa profunda.
Esse processo resulta em inchaço na região das pernas, mas também pode se desenvolver nos braços.
A condição da TV é perigosa, pois o coágulo de sangue, que inicialmente se originou em uma veia, pode se desprender e percorrer a corrente sanguínea.
Geralmente, o trombo segue em direção aos pulmões, podendo progredir para uma situação crítica conhecida como embolia pulmonar e/ou tromboembolismo pulmonar (TEP), o que pode ser fatal para o paciente.

A sensação de cansaço nas pernas não é o único sintoma. Existem outros sinais que podem indicar a formação de coágulos nas veias. São eles:
De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), a trombose venosa é mais comum em pacientes acima dos 40 anos, e o risco aumenta conforme a idade avança.
Um dos fatores contribuintes para desenvolver a trombose venosa incluem:

O tratamento da trombose venosa depende da gravidade do caso e pode variar de acordo com o tipo da doença.
Enquanto em alguns casos o uso de medicamentos anticoagulantes prescritos pelo médico é suficiente, situações mais sérias podem demandar até mesmo uma intervenção cirúrgica.
Por essa razão, quando houver a suspeita de um coágulo nas pernas, a orientação é procurar um especialista em angiologia e cirurgia vascular o mais rápido possível.
Está sentindo dores constantes nas pernas? Converse com o Dr. Fábio Rocha, especialista em doenças arteriais periféricas, tratamento para varizes e outros problemas vasculares.
As consultas podem ser agendadas pelo telefone (16) 3442-7562 ou pelo WhatsApp (16) 99704-7562.
Com o início do ano chegando, muitas pessoas organizam suas consultas de rotina médica. Para pacientes vasculares, o acompanhamento médico…
Leia maisO linfedema é uma condição que afeta o sistema linfático e pode ser agravada significativamente quando a obesidade também estiver…
Leia maisO linfedema ocorre quando há um acúmulo anormal de líquido linfático que causa inchaço crônico nos braços ou pernas. O…
Leia mais