Entenda o que é trombofilia e a forma correta de tratá-la

A trombofilia é uma condição que predispõe algumas pessoas a desenvolverem trombose devido a anomalias na coagulação sanguínea, o que pode fazer com que a probabilidade de surgimento de coágulos apareça no organismo.

Neste texto, vamos explicar o que é a trombofilia e como fazer o tratamento. Vamos lá?

Como surge a trombofilia?

A trombofilia aparece devido a uma deficiência na função das enzimas responsáveis pelo processo de coagulação do sangue. Isso pode acontecer por hereditariedade ou por alguma condição adquirida como; gravidez ou câncer, por exemplo.

Se a pessoa tiver a condição hereditária, isso significa que ela nasce com a predisposição de formação de coágulos no organismo. Entretanto, esse risco aumenta em uma gestação ou em um indivíduo com a idade mais avançada.

Já no caso de uma condição adquirida, isso acontece por vários fatores como: câncer, terapias hormonais substitutivas, uso prolongado de pílulas anticoncepcionais, obesidade, gravidez e período pós-parto ou imobilização após procedimentos cirúrgicos.

Trombofilia não dá sintomas, mas é uma condição que propicia a alterações na coagulação sanguínea.

Como é o diagnóstico?

A trombofilia pode apresentar vários níveis de gravidade. Por isso, é importante uma consulta com um cirurgião vascular para a identificação desses sintomas.

O diagnóstico é feito utilizando exames de sangue e estudos de imagem para identificar a presença de coágulos. Também podem ser pedidos exames de biologia molecular para analisar mutações genéticas que têm possibilidade de estar associadas à doença. 

Chegou a hora do tratamento

Uma vez dado o diagnóstico de trombofilia, o tratamento é feito com medicamentos, normalmente anticoagulantes. 

O médico pode indicar, em casos mais moderados da doença, que a pessoa evite ficar muito tempo parada, na mesma posição, como sentada por longas horas. 

Mesmo que o paciente não apresente quadro de trombose, é muito importante que ele faça o acompanhamento com um cirurgião vascular para monitorar a doença. Mulheres grávidas devem redobrar os cuidados, pois a gravidez é uma condição de risco para a trombofilia.

Se ainda ficou com alguma dúvida e deseja marcar uma consulta, basta clicar aqui para fazer o agendamento. O angiologista e cirurgião vascular Fábio Rocha oferece um atendimento humanizado, eficaz e altamente especializado.

Veja também:

06-05-2025

Dor de varizes: saiba identificar os tipos, sintomas e onde ela mais aparece

Quem tem varizes sabe que elas não costumam passar despercebidas. Além da aparência das veias saltadas, o que realmente incomoda…

Leia mais
02-05-2025

Exercícios físicos que ajudam no tratamento do lipedema

O lipedema é uma condição crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente as mulheres.  Caracterizado pelo…

Leia mais
29-04-2025

Adoçante artificial: o que é e por que ele pode aumentar o risco de AVC?

Quando iniciamos uma dieta para perda de peso ou controle de alguma doença como o diabetes, é comum pensarmos: é…

Leia mais

Copyright © 2025 Dr. Fábio Rocha. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por