As cãibras nas pernas surgem de forma repentina e podem ser bastante doloridas. Exercícios físicos intensos, temperaturas extremas (muito frio ou muito calor) ou falta de vitaminas podem ser alguns dos gatilhos para que a dor apareça.
Contudo, doenças vasculares também podem desencadear os movimentos involuntários fazendo com que as cãibras se tornem algo frequente na rotina de alguém.
São contrações musculares que acontecem de repente e de forma involuntária, muitas vezes podendo ser dolorosas.
Podem acontecer em apenas um músculo ou em um grupo deles. Normalmente, as panturrilhas são o local de maior incidência, mas a cãibra pode acontecer em qualquer outra parte do corpo.
Problemas vasculares como a Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP) podem ser gatilhos para desencadear uma cãibra, pois ela faz com que o fluxo sanguíneo seja diminuído, devido a um estreitamento da artéria, em uma determinada parte do organismo, como as pernas.
Insuficiência venosa crônica, que é quando o sangue tem dificuldade de retornar dos membros inferiores para o coração e trombose venosa profunda, caracterizada pela formação de coágulos (trombos) que são capazes de obstruir ou prejudicar o fluxo sanguíneo nas veias, também são doenças vasculares que podem contribuir para o aparecimento das cãibras nos membros inferiores.
A resposta é sim! Manter a saúde vascular contribui para diminuir o aparecimento de cãibras no organismo.
Quando há um fluxo sanguíneo perfeito em todo o corpo, a oxigenação de membros, como as pernas, é feita corretamente, não deixando que o músculo fique estressado.
Além de manter a saúde vascular em dia, é preciso manter uma hidratação adequada e fazer alongamentos com regularidade, principalmente antes e depois de praticar atividade física.
A atividade física ajuda a manter os músculos fortalecidos e consequentemente contribui no retorno do sangue dos membros inferiores, por exemplo, para os pulmões e posteriormente para o coração. É importante manter as panturrilhas fortes, porque elas são consideradas o segundo coração do organismo.
Lembre-se sempre de que se exercitar faz bem, mas o excesso pode ser prejudicial e aumentar o risco de cãibra no organismo.
Manter uma dieta balanceada também é fundamental. Incluir alimentos com magnésio, potássio e cálcio ajudam a melhorar muito a função muscular e diminuir o risco de cãibra.
Aliado a tudo isso é de extrema importância consultar seu cirurgião vascular e angiologista para fazer um check-up da saúde vascular. Caso as cãibras sejam constantes é preciso investigar as causas e fazer o tratamento adequado.
Para marcar uma consulta, fazer um check-up e esclarecer suas dúvidas, é só clicar aqui.
A menopausa é uma fase marcante e inevitável na vida de todas as mulheres, trazendo transformações significativas no corpo e…
Leia mais“Prevenir é melhor do que remediar”. Esse ditado popular expressa a ideia de que é mais vantajoso evitar problemas do…
Leia maisO Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como AVC, é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações ao redor…
Leia mais