Quando algo não vai bem com a circulação do sangue nas pernas, elas mandam sinais para que possamos identificar. Seja uma dor, ardência ou algum outro sintoma, se algo está fora do ritmo normal, é possível identificar.
Porém, mais do que tratar sintomas e doenças como varizes, adquirir hábitos saudáveis pode fazer com que tudo isso seja evitado. Manter a saúde das suas pernas é essencial.
E é sobre essa prevenção que vamos tratar neste texto. Vamos conferir?
As causas para o surgimento de varizes são variadas, e, inclusive, já tratamos desse assunto aqui no Blog.
Mesmo depois que a doença surge, é possível e necessário fazer o tratamento adequado. Contudo, que tal adquirir novos hábitos ou aprimorar alguns para prevenir que as doenças vasculares se instalem nas pernas?
O primeiro hábito é praticar exercícios físicos. Nas pernas, existe uma parte fundamental para ajudar na boa circulação do sangue pelo corpo. É a panturrilha!
Conhecida como segundo coração do corpo, ela contribui para que o sangue retorne a uma altura de cerca de 1,20 metros até os pulmões e o coração. Sim, esse bombeamento tem que vencer a gravidade. Por isso, manter a panturrilha saudável e forte ajuda nesse bombeamento do sangue.
Se você é sedentário(a), dê preferência em começar pelos exercícios de baixo impacto, como caminhada ou exercícios na água.
Alongamentos também são essenciais, pois ajudam a manter um melhor fluxo sanguíneo.
Mais do que se exercitar, é preciso fazer com que isso se torne um hábito. A frequência é fundamental para que o efeito desejado seja atingido.
Caminhada, atividade na água ou qualquer outro exercício que te agrade, feito pelo menos por 30 minutos, três vezes na semana, já contribui para melhorar a circulação do sangue pelo corpo.
Para que o corpo funcione perfeitamente, é preciso fornecer a ele “combustível” de qualidade. E é nos alimentos que se encontra tudo o que ele precisa.
Frutas, verduras, legumes, fibras, proteínas…tudo isso contribui para fortalecer veias, artérias e vasos sanguíneos. Com eles mais fortalecidos, a circulação do sangue pelo organismo fica mais fácil.
É preciso lembrar também da hidratação. Tomar água ajuda na liberação de algumas toxinas que podem estar presentes no organismo.
Quando você cruza as pernas, isso acaba exercendo uma pressão maior nas veias. Elas ficam “sobrecarregadas” para fazer o trabalho de conduzir o sangue de volta aos pulmões e ao coração.
Lembre-se disso e evite cruzá-las para que não sejam forçadas sem necessidade.
Ficar na mesma posição por muito tempo, seja em pé ou sentado, não é saudável para as pernas. Isso acaba fazendo com que menos sangue vá para os membros inferiores e dificulta o retorno do sangue para a parte superior do corpo.
Se você fica muito tempo sentado, tente fazer uma pequena caminhada de alguns minutos a cada hora. Se isso não for possível, pelo menos tente alongar as panturrilhas.
Já se você passa muitas horas de pé, fazer pausas ao longo da jornada de trabalho é primordial. Tente sentar um pouco e elevar as pernas para descansar. Caso não consiga, tente também alongar as panturrilhas. Ficar na ponta dos pés e voltar à posição normal já ajuda muito.
Manter o peso corporal dentro do ideal para você é outro ponto a ser considerado. Quando há excesso de peso, isso sobrecarrega as pernas e o corpo de um modo geral.
Sendo assim, estar dentro do peso que é considerado o ideal para você ajudará o sangue a circular melhor pelo corpo, não sobrecarregando o seu sistema venoso e arterial.
Quando se usa roupas e calçados apertados, isso afetará a circulação do sangue pelo seu corpo. Se usados com frequência, podem contribuir para o surgimento de algum problema vascular. Por isso, escolha sempre itens confortáveis para usar no dia a dia.
Toda vez que for dormir, tenha o hábito de elevar as pernas por um período.
Coloque um ou mais travesseiros embaixo das pernas para fazer a elevação de modo que fique confortável. Isso ajudará no retorno do sangue para a parte superior do corpo e proporcionará uma sensação de bem-estar, diminuindo inclusive inchaços.
Se mesmo com todos os hábitos saudáveis você ainda notar algo diferente nas suas pernas, consulte um médico vascular da sua confiança. Ele saberá fazer o diagnóstico e orientar quanto ao que precisa ser feito.
Quer fazer uma avaliação com o cirurgião vascular Fábio Rocha? Ele atende pacientes de todas as idades, oferecendo um atendimento humanizado, eficaz e altamente especializado. Para marcar uma avaliação, clique aqui e venha cuidar da saúde das suas pernas.
É muito comum, principalmente no público feminino, o surgimento de veias tortuosas, mais grossas e com aspecto azulado. A primeira…
Leia maisAs varizes são frequentemente associadas à estética feminina, mas essa condição também afeta muitos homens, mesmo que de forma menos…
Leia maisAs varizes, dilatações nas veias que afetam principalmente as pernas, são uma condição que atinge milhões de pessoas, especialmente mulheres. …
Leia mais