Doenças causadas por problemas de circulação sanguínea são gravíssimas e, caso não tratadas corretamente, podem levar à morte. Para quem está em dúvida sobre a saúde do sistema circulatório, uma visita ao especialista em angiologia é fundamental, uma vez que essa é a especialidade médica que se dedica ao estudo das doenças relacionadas aos vasos sanguíneos..
Entenda a seguir como esse especialista médico pode ajudar a controlar e a evitar problemas em artérias, veias e vasos linfáticos. Confira:
Uma das áreas mais vitais da ciência e da assistência à saúde, a medicina é dividida em algumas especialidades. A angiologia é o campo da prática médica responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças circulatórias em geral.
Em bom funcionamento, os vasos sanguíneos transportam e distribuem de maneira eficiente o nosso sangue. Esse sangue distribui oxigênio e nutrientes para todas as partes do corpo, além de liberar resíduos, como o gás carbônico.
Caso os vasos sanguíneos apresentem obstruções, haverá com certeza doenças vasculares. Entre os distúrbios e condições que são prevenidas e tratadas pelo médico angiologista estão:
Causada pelo acúmulo de placas de gordura, cálcio e outras substâncias, principalmente na parede das artérias do coração, a aterosclerose é caracterizada pelo estreitamento e enrijecimento das artérias.
Caso ocorra a obstrução total das artérias, aumenta-se de maneira alarmante o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e, consequentemente, morte súbita. É preciso estar atento a sintomas como dor no peito e falta de ar.
Condição causada pelo enfraquecimento ou defeito da parede arterial, o aneurisma acontece a partir da dilatação anormal das artérias e posterior rompimento das mesmas.
Os aneurismas podem ocorrer em qualquer artéria do corpo, como as do cérebro, do coração, do rim ou do abdômen, e tem entre as causas a hipertensão não medicada e o tabagismo ou traumatismo.
Aneurismas pequenos costumam ser assintomáticos, mas dores de cabeça súbita e náuseas são sintomas comuns em casos de gravidade mais elevada.
A vasculite é a inflamação dos vasos sanguíneos, sejam artérias ou veias de pequeno, médio ou grande calibre. Ela acontece quando células do sistema imunológico invadem a parede dos vasos sanguíneos, causando estenose, oclusão, formando aneurismas e hemorragias.
Com a diminuição do aporte sanguíneo, o paciente pode sofrer sintomas ou lesões que afetam diferentes partes do corpo.
Conhecida como uma doença vascular crônica muito comum em mulheres, as varizes são veias superficiais dilatadas e deformadas. A região mais acometida são as pernas e elas são facilmente detectáveis, por serem da cor azul.
Não tratá-las adequadamente pode causar desde uma série de complicações, de eczemas e sangramentos a quadros mais sérios, como trombose e úlcera venosa.
Causa principal da embolia pulmonar, a trombose venosa profunda (TVP) acontece quando há a formação de coágulos sanguíneos nas veias profundas, em geral, das pernas.
O problema gera um quadro de dor e inchaço no membro afetado, uma vez que o sangue tem dificuldade de passar pelo trajeto venoso.
Também conhecida como obstrução arterial crônica, a doença arterial periférica (DAP) ocorre quando as artérias que transportam o sangue para as pernas e os pés se estreitam, ocasionando uma má circulação sanguínea.
Sem tratamento, essa doença pode levar à amputação dos membros inferiores.
Quando há sinais de aparecimento da insuficiência venosa crônica (IVC), é porque as válvulas venosas não funcionam de forma eficaz, sem o retorno do sangue das pernas para o coração, e o consequente acúmulo de sangue nas veias.
Histórico familiar da doença, idade avançada, obesidade, gravidez, sedentarismo, tabagismo e relato anterior de trombose venosa profunda são as causas possíveis.
Condição caracterizada pelo acúmulo anormal de linfa, um fluido claro que faz parte do sistema linfático, causando inchaço em braços, pernas e outras extremidades do corpo.
Quando o sistema linfático não é capaz de drenar a linfa de forma eficaz, sintomas como inchaço na área afetada, sensação de peso ou desconforto, aumento da circunferência da extremidade são muito comuns.
As doenças vasculares do sistema nervoso central são um grupo de determinadas condições médicas que afetam os vasos sanguíneos e que, ao apresentarem alterações, causam danos ao cérebro e à medula espinhal.
Acidente vascular cerebral (AVC), aneurisma, encefalopatia hipertensiva e trombose venosa cerebral são as doenças mais comuns relacionadas aos problemas relacionados aos vasos sanguíneos do cérebro.
São doenças que atingem os vasos responsáveis pelo suprimento ou drenagem sanguínea dos rins.
Entre as condições médicas, a mais severa é a estenose da artéria renal, quando ao se estreitarem devido a placas de gordura ou outros fatores, as artérias diminuem o fluxo sanguíneo para o rim. A consequência é a falência das funções do órgão por meio da hipertensão arterial secundária.
Ao aparecimento de alguns sintomas nas extremidades e membros, como pernas, pés, mãos e braços, deve ser feita uma consulta com o médico angiologista imediatamente. Os problemas mais comuns são:
A avaliação clínica de pacientes com problemas vasculares é feita por meio de alguns exames. Os mais utilizados pelo angiologistas são:
• Fluxometria ultrassônica: também chamada de Doppler contínuo, esse método mede o índice de pressão do tornozelo e braço. Com o resultado, observado por meio do som emitido, é feito o acompanhamento das doenças arteriais periféricas, se o fluxo está normal ou não;
• Eco doppler: exame utilizado em casos de aparecimento de varizes, quando o problema é verificado por meio do fluxo sanguíneo em artérias, vasos, órgãos e tecidos do corpo;
• Tomografia computadorizada: muito importante no diagnóstico dos aneurismas, pois é capaz de obter imagens milimétricas e nítidas dos vasos sanguíneos;
• Fotopletismografia: exame não invasivo e indolor também chamado de reografia por reflexão da luz, avalia a doença venosa das pernas por meio do reflexo da luz nos glóbulos vermelhos que passam nas veias embaixo da pele.
Está com sintomas como inchaço, dor ou formigamento nos seus pés, pernas, mãos e braços? O Dr Fábio Rocha, angiologista e cirurgião vascular, tem o tratamento certo para detectar o seu problema e prevenir futuras progressões da doença.
Agende uma consulta e cuide de sua saúde vascular.
As meias de compressão são importantes aliadas para a saúde vascular e costumam ser recomendadas por cirurgiões vasculares para prevenir…
Leia maisA Síndrome das Pernas Inquietas (SPI), também chamada de doença de Willis-Ekbom, é uma condição neurológica que afeta milhões de…
Leia maisO Whey Protein é um dos queridinhos dos frequentadores de academias por auxiliar no ganho de massa muscular e de…
Leia mais